Os últimos dias foram de festa para dar adeus a 2020 e celebrar a chegada de 2021. Mesmo com as restrições sanitárias foram muitos os registros de aglomerações.
Por conta da pandemia, as tradicionais confraternizações de fim de ano se tornaram riscos de contaminação e proliferação da Covid-19.
Agora que as festas terminaram e chegou a hora de voltar para rotina, é necessário ficar atento aos possíveis sintomas da doença.
O Portal Roma News ouviu a infectologista Helena Brígido para saber quais os cuidados que quem voltou das festas devem tomar. A infectologista alerta que é importante ficar atento aos sintomas.
“É importante agora observar, dentro de mais ou menos sete dias, após essas aglomerações, se vão surgir alguns sintomas respiratórias, que podem ser espirro ou tosse, e muitas vezes a pessoa nem tem sintomas, mas é muito importante manter esse distanciamento de um metro e meio e usar as máscaras”, explicou.
“Em qualquer sintoma respiratório ou em contato com alguém que tenha sintomas respiratórios dentro de sete dias, procurar atendimento médico para fazer os exames”, completou Helena Brígido.
Além de perceber os sintomas, segundo a profissional, se proteger e manter as pessoas protegidas ainda é a melhor opção.
“Vamos nos manter protegidos e vamos proteger a nossa família. Vamos proteger também aquela pessoa que a gente não conhece, com o simples gesto de usar a máscara ao ir ao supermercado”, disse a infectologista, Helena Brígido.
Helena disse ainda que para alcançar o controle da pandemia é mecessário conscientização. “As nossas atitudes individuais vão refletir no coletiva e nos ajudar a vencer essa pandemia”.